04 janeiro 2014

Tive Toxoplasmose

Essa é uma retina Lesionada.
Pra quem não sabe, eu tenho uma lesão na retina no olho direito causada pela toxoplasmose que tive em 2012. De fato essa lesão compromete minha área de foco no olho, porém até então não tive dificuldade de enxergar com os dois olhos. No finalzinho de 2011 em noite qualquer no meu computador percebi que algo estava errado com a minha visão, sabe quando você olha muito pra uma luz e quando você fecha o olho percebe um clarão? Pois é... esta clarão não passava...Depois de um tempo percebi que o meu olho direito via em sua área de foco os objetos distorcidos (fiquei desesperado quando fechei o olho esquerdo e com o direito vi meu dedo indicador totalmente distorcido....  na ponta estava fininho).
Foi então que em 2012 tive "coragem" e procurei um oftalmologista, o primeiro disse que isso era irreversível e eu tinha herdado o problema da minha mãe... mas nada era lógico pra mim.
Procurei o segundo, e esse na hora que que viu meu olho com aquele aparelho me diagnosticou com Toxoplasmose.
                                                                 (...)
toxoplasmose é uma protozoonose de distribuição mundial. É uma doença infecciosa, congênita ou adquirida, causada pelo protozoário Toxoplasma gondii. Ocorre em animais de estimação e de produção, incluindo suínoscaprinosaves, animais silvestres, gatos e a maioria dos vertebrados terrestres homeotérmicos (bovinossuínoscabras, etc.). Acarreta seriamente nas gestações gerando abortos e nascimento de fetos mal formados.
Toxoplasma gondii possui três formas infectantes em seu ciclo de vida: oocisto, bradizoítos contidos em cistos e taquizoítos.


gato e outros felinos, que são os hospedeiros definitivos, estão relacionados com a produção e eliminação dos oocistos (ovos) e perpetuação da doença, uma vez que somente neles ocorre a reprodução sexuada dos parasitos. Eles ingerem os cistos que estão nos tecidos dos animais homeotérmicos, principalmente dos ratos e pássaros. Após essa ingestão passam a eliminar nas fezes por um período em média de quinze dias os oocistos não esporulados, sendo que provavelmente esta será a unica vez durante a vida que esse gato irá eliminar os oocistos não esporulados. No ambiente, através de condições ideais de temperatura, pressão, oxigenação e umidade, os oocistos levam de 1 a 5 dias para se esporular e se tornar infectantes.

                                                                                  (...)
Fiz  o teste com o exame de sangue, e foi confirmado. Tive que me submeter a um mês de tratamento pesado, tomava 14 comprimidos no dia! Foi um mês muito difícil...
Depois do tratamento retornei ao médico... ele disse que se eu tivesse seguido o tratamento corretamente eu estava curado, minha lesão na retina era irreversível, porém com um tempo ela poderia cicatrizar e sarar. E quando eu estivesse agitado apareceria pontinhos pretos na minha visão, eram causados pela a cicatrização da lesão.  Ele pediu para que voltasse com o tempo, ele precisava acompanhar minha lesão. Na última vez que eu fui no doutor ele falou que minha lesão já estava sarada, e pediu o retorno com um ano.

Lembro que assim que fui diagnosticado pesquisei sobre a doença e fiquei perplexo  com as imagens...Entrei em desespero, pois eu preciso muito da minha visão pra trabalhar.
Nessa primeira semana de 2014, voltei a ver os pontinhos pretos... estou preocupado, e vou marcar uma consulta antes do retorno. Vai dar tudo certo! Eu Creio!

                               

2 comentários:

  1. ola você teve a cura da toxoplasmose, você voltou a enxergar?
    grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pamela, tudo certo?
      Querida passei pelo tratamento em 2012 e estou curado^^
      A lesão é irreversível, e uma vez ou outra vejo as moscas volantes.

      Um abração^^
      Conheça o canal [FALA JOHN] no youtube: youtube.com/falajohn

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...